Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
BACK

O poder dos livros

O poder dos livros
Grupo RIC
Apr. 4 - 2 min read
000

 

“Quem for feliz, torne também feliz os outros.

Quem tem coragem e fé nunca perecerá na

miséria”

 

A frase acima foi escrita por Anne Frank, uma das muitas frases que escreveu em seu famoso diário nos anos em que viveu escondida dos nazistas (junto com outras pessoas) em um cômodo secreto em Amsterdã. Anne tinha o seu diário como um verdadeiro amigo (ou “amiga”, como ela o chamava), uma fonte de conforto e esperança para ela - e futuramente, para milhões de outras pessoas.

Os livros carregam esse poder e Tânia Mara Cardozo sabe muito bem disso. Aposentada, gestora social e voluntária facilitadora em atividades lúdicas e educativas em assuntos comunitários, Tânia ajuda as pessoas há mais de 30 anos.

Com uma certa estabilidade financeira que conseguiu passando em um concurso público, Tânia conseguiu ter uma base segura para dedicar parte do seu tempo em causas sociais. Acabou se tornando a sua vida. Mas de onde surgiu essa vontade?

TÂNIA - “Minha mãe deu o exemplo. Porque nós éramos uma família pobre, nós dependíamos de doações, de caridade.”

Anos depois, quando conseguiram se estabilizar, a mãe de Tânia mostrou o significado da palavra gratidão. “Dividíamos tudo o que tínhamos”, conta.

TÂNIA - “Aprendi que solidariedade e caridade são coisas bem diferentes. A caridade é um complemento da solidariedade.”

Atualmente, Tânia participa de um projeto incrível chamado “Pede Leitura”, cujo foco está em arrecadar livros usados e entregá-los em instituições sociais. E é dessa forma que Anne Frank, Dom Quixote e a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo (e infinitos outros personagens) chegam às mãos de pessoas cujas vidas são transformadas pela leitura.

 

 

Praticar um serviço voluntário, no entanto, é uma grande responsabilidade. Sobre isso, Tânia deixa uma importante mensagem:

TÂNIA - “Se você quiser ser voluntário, esteja pronto para se comprometer. Comece em casa, com as pessoas à sua volta”.

Ela ainda nos lembra uma lição valiosa: ajudar não envolve só bens materiais. Você pode doar a sua palavra. O seu olhar, Você pode doar um pouco do seu tempo.

 


Para ser um voluntário:  https://www.voluntariosava.org.br/?fbclid=IwAR1v4zt6ga4kfh8vd1N6DBFRWfYWgJzY9G403MWdLNuoetozz9j_6KhwgUY


Report publication
    000

    Recomended for you